Banco de Interesse - Cursos Gratuitos Presenciais SENAI

O Banco de Interesse é um banco de cadastro onde diversos públicos específicos podem registrar o interesse em realizar um curso gratuito do SENAI do Rio.

Públicos que podem registrar seu interesse: alunos das escolas públicas, pessoas cadastradas no Sistema Nacional de Emprego do Estado do Rio de Janeiro (SINE-RJ), beneficiários, dependentes e cadastrados no Programa Bolsa Família e no Cadastro Único e Praças das Forças Armadas, Tiros de Guerra e Reservista de primeira categoria.

Antes de realizar o cadastro, você precisa:

  1. atender aos pré-requisitos da área de seu interesse (arquivo PDF)
  2. ser maior de 16 anos (alunos da rede publica de ensino)
  3. ser de baixa renda - condição compravada mediante auto-declaração no ato de matrícula.

Os cursos serão distribuídos de acordo com a disponibilidade das vagas nas unidades do SENAI-RJ, seguindo a ordem de cadastramento neste site.

Caso haja disponibilidade de cursos na sua área de interesse, você será contatado por telefone e deverá comparecer à unidade do SENAI-RJ na qual indicou interesse em até 48h, portando os documentos necessários para efetuar sua matrícula. Caso você não compareça dentro do prazo estipulado seu cadastro será cancelado e, se ainda tiver interesse, deverá fazer um novo cadastro para concorrer a uma nova vaga.

Conheça abaixo as condições e regras de cadastro:

Regulamento do Banco de Interesse

1. Os cursos oferecidos

Serão disponibilizados cursos dentro das áreas/segmentos profissionais do SENAI, nos Programas de Iniciação, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional realizados nas Unidades do SENAI-RJ.

2. O cadastramento

Será feito exclusivamente através do Site Educa Mais. No ato do cadastramento, o candidato deverá optar por apenas uma Unidade Operacional do SENAI-RJ, e apenas uma área/segmento profissional. Deverá ainda escolher até dois tipos de cursos no turno de sua preferência.

Unidades do SENAI-RJ por localidade (arquivo PDF)

Áreas/segmentos do SENAI-RJ (arquivo PDF)

Opções possíveis em termos de tipos de cursos:

  • iniciação;
  • aperfeiçoamento;
  • qualificação;
  • iniciação e qualificação;
  • aperfeiçoamento e qualificação.

Cursos de Iniciação Profissional - Cursos que visam despertar o interesse do jovem para o trabalho e preparar para o desempenho de funções básicas.

Cursos de Qualificação Profissional - Cursos que desenvolvem as competências para uma profissão da indústria, preparando para o mercado de trabalho. Possuem carga horária entre 200 e 800 horas, conforme a área.

Cursos de Aperfeiçoamento Profissional - Cursos de curta duração para atualização ou aperfeiçoamento de profissionais. Para esses cursos os candidatos devem ter conhecimentos ou experiência anteriores na área ou em área relacionada.

Opções possíveis em termos de turnos:

  • manhã;
  • tarde;
  • manhã e tarde.

3. Os pré requisitos por área/segmento profissional

O candidato deve ainda conhecer e atender aos pré requisitos de acordo com o curso de interesse.

Pré requisitos para os cursos do SENAI-RJ (arquivo PDF)

4. A disponibilidade de vagas

As vagas serão disponibilizadas de acordo com as áreas profissionais ofertadas pela Unidade Operacional do SENAI-RJ de interesse do candidato.

5. O contato com o candidato

Serão feitas três tentativas de contato por telefone. Caso o candidato não seja encontrado, perderá a oportunidade de se matricular no curso desejado e terá seu cadastro cancelado, tendo que fazer um novo cadastro para concorrer a uma nova vaga.

6. A apresentação do candidato na Unidade Operacional do SENAI-RJ

Após o contato feito por representante da Unidade Operacional do SENAI-RJ, o candidato deverá comparecer à Unidade do SENAI-RJ escolhida em até 48 horas, portando os documentos necessários à matrícula:

  • Documento comprobatório de vínculo com a respectiva instituição (Escola Pública Estadual ou Municipal, SINE-RJ, Bolsa Família ou Cadastro Único);
  • Para Exército, Marinha e Aeronáutica é necessário como documento comprobatório o certificado de reservista com até 12 meses de emissão;
  • Original e cópia da Cédula de Identidade (RG);
  • Original e cópia do CPF do próprio aluno (inclusive menores);
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Cópia do certificado de conclusão do Ensino Médio ou comprovação de estar matriculado na série do pré-requisito do curso de interesse e histórico escolar; - Dois retratos 3x4;
  • Certificado de reservista ou de alistamento militar (maiores de 18 anos do sexo masculino);
  • Cópia do Título de Eleitor;
  • Atestado de baixa renda mediante auto declaração - cabe destacar que a auto declaração de baixa renda deve ser redigida de próprio punho pelo candidato classificado, podendo ser manuscrita ou digital, sendo as informações e justificativas apresentadas no documento de sua inteira responsabilidade do ponto de vista legal, e frente a qualquer órgão público no caso de auditoria. No caso de alunos menores, a declaração de baixa renda a ser apresentada deverá ser redigida e assinada pelo responsável legal do mesmo.

7. Acompanhamento do cadastro

Para acompanhar a sua situação o candidato deverá consultar o site informando o seu número de protocolo.

8. Custos cobertos e não cobertos na gratuidade

A  gratuidade refere-se ao curso, uniforme e ao material didático - caso haja material específico do SENAI-RJ para o mesmo. Não estão cobertos custos de alimentação e/ou transporte.

9. Restrição de participação

Não poderão se inscrever neste Banco de Interesse candidatos funcionários do Sistema Firjan ou seus dependentes.

Observações

A inscrição neste Banco de Interesse não significa reserva e/ou garantia de vaga.

Alunos que já estejam matriculados em algum curso gratuito do SENAI-RJ, não poderão concorrer a uma nova vaga de forma concomitante. Caso seja identificada tal situação, o aluno será automaticamente desligado de um dos cursos.

Uma vez selecionado, o candidato estará sujeito às condições previstas no Regimento Escolar da Educação Profissional do SENAI-RJ disponível na Unidade Operacional do SENAI-RJ no ato de sua matrícula.

Os casos omissos e situações não previstas serão resolvidos pela Diretoria do SENAI-RJ.