Português  |  English  |  Español
Busca
Eventos  Eventos
Notícias
  Notícias Gerais
  Notícias Regionais
» Baixada Fluminense I - Sede Nova Iguaçu
» Baixada Fluminense II - Sede Duque de Caxias
» Centro-Norte Fluminense - Sede Nova Friburgo
» Leste Fluminense - Sede Niterói
» Noroeste Fluminense - Sede Itaperuna
» Norte Fluminense - Sede Campos
» Região Serrana - Sede Petrópolis
» Sul Fluminense - Sede Volta Redonda
  Responsabilidade Social
  Sala de Imprensa
Clippings  Clippings
Página Inicial   ::   Eventos e Notícias   ::   Notícias   ::   Notícias Regionais   ::   Leste Fluminense - Sede Niterói
Eventos e Notícias
Leste Fluminense - Sede Niterói
Ex-catadores do Aterro de Itaoca: chance de um futuro melhor

Ex-catadores do Aterro de Itaoca receberam nessa quarta-feira, 01 de setembro, o certificado de conclusão do curso de Eletricista de Construção de Rede, ministrado pelo SESI/SENAI São Gonçalo, no Auditório da Unidade.
 
Os formandos fazem parte do Plano Social CTR Alcântara - financiado pela empresa Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental -, que reúne uma série de atividades para a promoção social dos catadores de resíduos que atuam no Aterro de Itaoca.
 
O evento contou com a presença do Coordenador de Projetos do Grupo Synthesis, Almir Pereira Junior. De acordo com ele, o projeto foi traçado em duas linhas: erradicação de trabalho infantil e capacitação profissional. “Cerca de 350 pessoas vivem do trabalho no Aterro de Itaoca, que irá deixar de receber lixo em breve. O objetivo é tirar as pessoas que vivem da catação no aterro e fazer com que essas famílias conquistem novas alternativas de sustento que possibilitem uma melhor qualidade de vida”, afirmou.
 
Porém, segundo Almir, há certa resistência por parte dos catadores de deixar a atividade e se qualificar. “Não podemos deixar de mencionar que há medo, insegurança da aceitação no mercado de trabalho pelo lugar de onde eles vieram”, disse.

Também estiveram presentes representantes do CTR Alcântara e da Haztec, além do Gerente Executivo do SESI/SENAI São Gonçalo, Luiz Ernesto Guerreiro. Ele encerrou a cerimônia agradecendo aos alunos pela dedicação e esforço. “Momentos como esse fazem o trabalho da equipe SENAI valer a pena. Formar pessoas como vocês nos deixa orgulhosos”, afirmou.
 
Turmas para Costureiras e Auxiliares de Serviços Gerais
 
Foram seis formandos, dentre eles uma mulher. De acordo com Felipe Cruz, 20 anos, a oportunidade de se qualificar representa uma chance de mudar a vida da família. “Era catador e agora sou eletricista. Tenho um futuro pela frente e posso transformar a vida dos meus pais e irmãos”, afirmou. 

A mãe de Felipe, Bárbara Cruz, 36 anos, vivenciou duas alegrias na noite: ver seu filho formado e, ainda, receber uma vaga para se capacitar como costureira, também pelo SENAI São Gonçalo. “Esperei minha vida toda por esse dia. São 36 anos vivendo no Aterro de Itaoca”, disse emocionada.

Além do curso de Eletricista, uma turma de costureira, formada também por ex-catadoras de Itaoca, foi formada no SESI/SENAI São Gonçalo, em parceria com o Sindicato do Polo de Confecções do município. Em breve, uma turma de Auxiliar de Serviços Gerais também será iniciada.

“A proposta é oferecer formação em áreas onde exista demanda de mão de obra na cidade de São Gonçalo. Assim, estabelecendo uma parceria com empresas locais, viabiliza-se a contratação destes trabalhadores. Os alunos do curso de Eletricista de Rede já estão participando do processo de seleção para empresas prestadoras de serviço da região. O mesmo acontecerá com as costureiras e com os auxiliares de Serviços Gerais”, afirmou Adriana Gomez, Coordenadora Geral do Instituto Synthesis.
 

Copyright 2011 - Todos os direitos reservados à FIRJAN
AV. GRAÇA ARANHA, 1 - CENTRO - RIO DE JANEIRO
0800 0231 231 (ligações gratuitas de telefone fixo no estado do Rio)
4002 0231 (custo de ligação local)
Teleatendimento: segunda à sexta - das 7h às 21h
                            sábado e domingo -  das 8h às 14h
faleconosco@firjan.org.br
Contador de páginas