Português  |  English  |  Español
Busca
Eventos  Eventos
Notícias
  Notícias Gerais
  Notícias Regionais
  Responsabilidade Social
  Sala de Imprensa
Clippings  Clippings
Página Inicial   ::   Eventos e Notícias   ::   Notícias   ::   Notícias Gerais
Eventos e Notícias
Notícias Gerais

FIRJAN leva missão empresarial de panificação ao México

Publicado em 01/09/2014 | Atualizado em 01/09/2014

O Sistema FIRJAN, através do Movimento Sindical, levou 17 empresários de panificação para visitas técnicas a empresas mexicanas que são referência no setor, como o Grupo Bimbo, a maior panificadora do mundo, e a Pastelaria Ideal, uma das mais famosas da Cidade do México. A missão incluiu também ida à feira Mexipan.

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e os empresários visitaram na sexta-feira, 29 de agosto, o Moinho Harinera La Espiga, o maior e o mais moderno moinho de trigo da América Latina. Fundada na Cidade do México em 1953, a empresa é uma das mais importantes do México. Em 1997, fechou uma parceria com a Bunge, uma das principais indústrias de agronegócios do mundo, conhecida por processar mais de 2 milhões de toneladas de trigo por ano. Há cinco anos, o La Espiga adquiriu a empresa suíça, líder mundial de fabricação de equipamentos para moagem de trigo.

Missão_México
Impressionado com a qualidade dos produtos da Pastelaria Ideal, o presidente do Sinditrigo, Rudolf Reiter, fotogragou cada detalhe dos bolos | Fotos: Alessandra Medina

A visita fez parte da programação organizada pela FIRJAN que teve como objetivo conhecer de perto o setor de panificação do México, visando a troca de experiências sobre as boas práticas empresariais e na organização setorial que possam ser aplicadas às empresas e sindicatos do estado do Rio de Janeiro.

A missão iniciou os trabalhos na segunda-feira 25 de agosto, com a visita à Câmara Nacional de La Industria Panificadora (Canainpa). No dia seguinte, continuou na Padaria Los Girasoles, especializada em produtos de alta qualidade, cozidos ou congelados, para as áreas de panificação e pastelaria.

O ponto alto foi a visita à Pastelaria Ideal, uma das mais famosas da Cidade do México. Há mais de 90 anos no mercado, a empresa disponibiliza seus pães e bolos em várias bancas espalhadas pelo salão, ao alcance das mãos dos consumidores.

O grupo também conheceu a Confeitaria Que Bo!, que produz chocolates a partir de modernas técnicas moleculares. Os produtos são tão sofisticados que renderam à padaria o apelido de "Joalheria dos Chocolates". A Que Bo! também tem sido responsável por formar novas gerações de chocolateiros mexicanos.

Na quarta-feira 27 de agosto, os empresários e representantes da FIRJAN foram conhecer a fábrica da Padaria Da Silva. De propriedade do português Eduardo Silva, destaca-se pelos produtos inspirados no estilo francês. À tarde, o grupo participou de uma reunião na Escola Franco Mexicana para compartilhar o conhecimento e a experiência dos chefs mexicanos. Os empresários foram recepcionados por Fernando Perez Barreira, um dos chefs mais renomados do país.

O roteiro incluiu também ida ao Grupo Bimbo, a maior empresa do setor de panificação do mundo, e a Mexipan, a principal feira da indústria de panificação, confeitaria, chocolateria e gelados daquele país.

Fazem parte da missão o presidente do Sindicato das Indústrias Alimentação de Três Rios (Sindal), Alceir José Corrêa; o presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sianerj), João Dimas Campos Ramos; o presidente do Sindicado das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Petrópolis (Sindpães), Roberto Badro; o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria, de Produtos Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, da Cerveja e Bebidas em Geral e de Doces e Conservas Alimentícias de Campos (Sipalnf), José Tadeu Rodrigues Almeida; o presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Nova Friburgo (Sindanf), Paulo Cezar Rodrigues de Oliveira; o presidente do Sindicato das Indústrias de Trigo nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Sinditrigo), Rudolf Reiter; o vice-presidente do Instituto de Panificação e Confeitaria do Rio de Janeiro (IPC), Paulo Dinis Marques; o delegado-efetivo do Instituto de Panificação e Confeitaria do Rio de Janeiro (IPC), Abílio Ferreira Marques; o delegado-suplente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Município do Rio de Janeiro (Sipcrj), Luiz Manuel Duarte da Silva; o diretor do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Niterói e São Gonçalo (Sindpanific), José Paulos Alonso; o diretor do Sindicato das Indústrias de Cervejas e Bebidas em Geral, Produtos de Cacau e Balas, Doces e Conservas Alimentícias e Biscoitos de Petrópolis, Anderson Lorete Lima; o diretor do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria da Região Sul do Estado do Rio de Janeiro (Sipacon), Ricardo Clemente da Costa; o executivo do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Nova Friburgo, Alessandro Leite de Souza; o delegado-suplente do IPC, Julio Cesar Freitas Costa, a representante do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Niterói e São Gonçalo (Sindpanific), Rita de Cássia de Almeida Perez; o empresário Denner José Coelho de Sá; e o editor da Revista Tecnopan, Dalton Salles

Copyright 2011 - Todos os direitos reservados à FIRJAN
AV. GRAÇA ARANHA, 1 - CENTRO - RIO DE JANEIRO
0800 0231 231 (ligações gratuitas de telefone fixo no estado do Rio)
4002 0231 (custo de ligação local)
Teleatendimento: segunda à sexta - das 7h às 22h
                            sábado e domingo -  das 8h às 14h
faleconosco@firjan.org.br
Contador de páginas