Português  |  English  |  Español
Busca
Eventos  Eventos
Notícias
  Notícias Gerais
  Notícias Regionais
  Responsabilidade Social
  Sala de Imprensa
Clippings  Clippings
Página Inicial   ::   Eventos e Notícias   ::   Notícias   ::   Notícias Gerais
Eventos e Notícias
Notícias Gerais

Rio de Janeiro terá 41 representantes na Olimpíada do Conhecimento

Publicado em 28/08/2014 | Atualizado em 28/08/2014

O estado do Rio terá 41 representantes na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, maior torneio de educação profissional das Américas que acontece de 3 a 6 de setembro, na Expominas, em Belo Horizonte. O SENAI Rio (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) participa com uma delegação recorde de 30 estudantes que se formaram em cursos técnicos ou de aprendizagem da instituição. Dez alunos do IFF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense) e uma aluna do Senai Cetiqt também representam o Rio de Janeiro.

Neste ano, a competição bienal reunirá mais de 800 jovens de todo o Brasil, que saíram de cursos do SENAI, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e dos Institutos Federais de Tecnologia. Participarão dessa oitava edição do torneio os melhores jovens qualificados em 58 ocupações técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária.

Durante os quatro dias da Olimpíada do Conhecimento, os competidores realizarão tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia do mundo do trabalho. O desempenho deles estabelece o padrão de excelência das práticas das 58 ocupações e serve para avaliar a formação técnica oferecida pelas instituições de educação.

Esses indicadores mostram o grau de domínio dos técnicos das novas tendências tecnológicas utilizadas pelo setor produtivo e mudanças nos perfis profissionais, além de orientar a atualização dos currículos nas escolas.

O SENAI Rio terá competidores nas categorias Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Caldeiraria, Confeitaria, Construção Drywall, Construção em Alvenaria, Desenho Técnico Mecânico, Design Gráfico, Eletricidade Industrial, Eletricidade Predial, Eletrônica Industrial, Estruturas Metálicas, Fresagem a CNC, Impressão Offset, Instalação e Manutenção de Redes/PC, Instalação Hidráulica e a Gás, Instrumentação e Controle do Processo, Joalheria, Marcenaria, Mecânica de Automóveis, Mecânica de Manutenção, Mecânica de Refrigeração, Panificação, Pintura Automotiva, Segurança do Trabalho, Soldagem, TI – Soluções de Software, Tornearia a CNC, Polimecânica, Panificação (Síndrome de Down) e Tec. Informação (Cegos).

Top One – Além dos 30 competidores, o SENAI Rio também vai levar para a fase nacional dois alunos “Top One” que já estão treinando diretamente para a World Skills Competition, etapa internacional do torneio que acontece em 2015, em São Paulo. Durante o evento na Expominas, Leonardo Rodrigues (Joalheria) e Moisés do Nascimento (Construção em Alvenaria) vão experimentar realizar as tarefas num ambiente de competição, mas não entrarão no ranking de medalhas. O melhor colocado em cada uma das duas modalidades na fase nacional concorre com Leonardo e Moisés a uma vaga para a competição mundial.

Foto: Guarim de Lorena
 

Copyright 2011 - Todos os direitos reservados à FIRJAN
AV. GRAÇA ARANHA, 1 - CENTRO - RIO DE JANEIRO
0800 0231 231 (ligações gratuitas de telefone fixo no estado do Rio)
4002 0231 (custo de ligação local)
Teleatendimento: segunda à sexta - das 7h às 21h
                            sábado e domingo -  das 8h às 14h
faleconosco@firjan.org.br
Contador de páginas