Português  |  English  |  Español
Busca
Eventos  Eventos
Notícias
  Notícias Gerais
  Notícias Regionais
  Responsabilidade Social
  Sala de Imprensa
Clippings  Clippings
Página Inicial   ::   Eventos e Notícias   ::   Notícias   ::   Notícias Gerais
Eventos e Notícias
Notícias Gerais
FIRJAN leva missão empresarial a Milão

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e onze empresários do setor moveleiro fluminense visitaram nesta quinta-feira, 17 de abril, a Fimes, especializada na fabricação de móveis para quarto, e a Oak, famosa pela qualidade e requinte de seus produtos.

Uma das companhias mais tradicionais do setor moveleiro italiano, a Fimes foi fundada logo após a Segunda Guerra mundial e participou da primeira edição do Salão de Móveis de Milão.
 

Missao milao 2014 fimes
Empresários visitam a Fimes, indústria italiana de móveis para quarto/Fotos: Alessandra Medina

Já a Oak atua no setor há mais de trinta anos e é considerada uma das líderes mundiais na produção de móveis de época.

As visitas fazem parte da programação organizada pela FIRJAN que tem como objetivo conhecer de perto a indústria moveleira italiana, principalmente nos aspectos de gestão de negócios e de design, e sua organização setorial.

"Esta missão está sendo muito proveitosa. Conhecemos empresas importantes e estamos aprendendo bastante com essa troca de experiência. Os italianos têm uma técnica diferente de montar o tampo numa mesa grande, por exemplo. Com a simples colação de uma peça por baixo do tampo, o móvel fica mais estável. Um detalhe simples, mas que faz uma grande diferença no nosso dia a dia. Vou aplicar o método na minha empresa", disse Fernando José Coutinho Aguiar, delegado suplente do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Campos (Sindimob) e proprietário da Campos Neon.

A missão iniciou os trabalhos no sábado (12), com a visita ao Salão de Móveis de Milão, considerado o maior do mundo no setor. No dia seguinte, continuou no Museu Triennale di Milano, instituição voltada para o design, arquitetura, arte decorativa, moda e produção audiovisual.

À tarde, seguiu para Via Tortona, que abriga eventos paralelos à feira, como exposição e lançamentos de marcas. A mostra Rio+Design Milão 2014 aconteceu lá, e exibiu móveis produzidos a partir da Oficina Rio Design Indústria, promovida pela FIRJAN ano passado para levar inovação e design a pequenas indústrias moveleiras fluminenses. A iniciativa foi premiada pelo IDEA Brasil.

Na segunda (14), empresários e representantes da FIRJAN fizeram um curso sobre gestão de design e sucessão empresarial para empresas familiares na Università Commerciale Luigi Bocconi, uma das melhores escolas de negócio do mundo. Depois, eles tiveram a oportunidade de conhecer uma companhia cuja administração é familiar.

Na terça (15), o grupo participou de um seminário sobre design de móveis na POLI.design, instituição conhecida por seus cursos de design e por promover parcerias bem-sucedidas entre a universidade e indústrias.

Fazem parte da missão o presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis do Município do Rio de Janeiro (Sim-Rio), Joaquim Gomes da Silva, o presidente do Sindicato das Indústrias de Construção Civil e do Mobiliário do Sul Fluminense (Sinduscon-SF), Mauro Pereira, e o conselheiro fiscal suplente, Edmilson Reis Pereira, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Centro Norte Fluminense (Sinduscon CN), Mário Lúcio Mury, a vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Construção Civil e do Mobiliário da Baixada Fluminense (Sincocimo), Neuza Teixeira, o delegado suplente do Sindicato da Indústria de Construção, Engenharia Consultiva e do Mobiliário de Niterói e Cabo Frio (Sindicem), Ricardo Guadagnin, o delegado suplente do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Campos (Sindmobcampos), Fernando Aguiar, e os empresários Rogério Cola Noel e Daniel Cola Noel,da Show Móveis, Luiz Felipe Villela de Carvalho, da Movéis Lucareli, e Carlos Alberto Teixeira, da Móveis Deplan.

Saiba mais: FIRJAN é premiada pelo IDEA Brasil

 

Publicado em 18/04/2014

Copyright 2011 - Todos os direitos reservados à FIRJAN
AV. GRAÇA ARANHA, 1 - CENTRO - RIO DE JANEIRO
0800 0231 231 (ligações gratuitas de telefone fixo no estado do Rio)
4002 0231 (custo de ligação local)
Teleatendimento: segunda à sexta - das 7h às 21h
                            sábado e domingo -  das 8h às 14h
faleconosco@firjan.org.br
Contador de páginas