Português  |  English  |  Español
Busca
Eventos  Eventos
Notícias
  Notícias Gerais
  Notícias Regionais
  Responsabilidade Social
  Sala de Imprensa
Clippings  Clippings
Página Inicial   ::   Eventos e Notícias   ::   Notícias   ::   Notícias Gerais
Eventos e Notícias
Notícias Gerais

SENAI Rio premia 81 alunos na fase estadual do maior torneio de educação profissional da América Latina

Publicado em 03/07/2015 | Atualizado em 03/07/2015

 Apostas do Rio de Janeiro no maior torneio de educação profissional da América Latina – a Olimpíada do Conhecimento, 81 alunos do SENAI Rio foram premiados nesta sexta-feira, dia 3, pela fase estadual da competição. Agora, os medalhistas das 27 áreas profissionais poderão participar da etapa nacional, que acontece em 2016. A seleção foi feita através de provas práticas, nas quais eles foram desafiados a realizar tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia de trabalho, dentro de prazos e padrões de qualidade e produtividade exigidos pela indústria.

O diretor executivo de Operações do Sistema FIRJAN, Alexandre dos Reis, destacou que independente do resultado da Olimpíada do Conhecimento, todos saem ganhando, principalmente a indústria. “Esse é só o início de um processo que beneficiará toda a indústria. Tenho certeza que daqui a pouco tempo muitos desses jovens estarão trabalhando em grandes indústrias do estado do Rio”, aposta.
 

2015.7 OC premiação
Andréa Marinho, diretora de Educação da FIRJAN, lembrou que o objetivo é dar oportunidade para que os alunos construam uma história profissional de sucesso / Fotos: Vinícius Magalhães


A diretora de Educação do Sistema FIRJAN, Andréa Marinho, ressaltou a importância do esforço de cada um dos participantes e lembrou que o objetivo do SENAI é dar oportunidade para que os alunos construam uma história profissional de sucesso e exerçam sua cidadania de forma íntegra. “Vemos com frequência nossos ex-alunos olímpicos contando grandes histórias de suas carreiras profissionais. Hoje encerramos uma etapa, mas começamos outra. Os alunos representados nessa fase da Olimpíada do Conhecimento vão representar o estado do Rio, vão mostrar para todo Brasil o quão competente e inovador o profissional da indústria do Rio é”, disse.

Gabriel dos Santos, que competiu na ocupação Mecânica Automotiva, se emocionou por ganhar o 1º lugar em sua categoria. “Chorei porque eu batalhei muito para estar aqui. Meu objetivo, agora, é correr atrás para participar da fase nacional. Meu sonho é trabalhar nessa área”, disse.
 

2015.7 OC - premiação estadual
Gabriel, no centro, ao lado dos outros medalhistas de Mecânica Automotiva, com os gerentes de suas escolas Senai e com Ana Cristina Monteiro, gerente de Operações da Firjan 


Competidora em Confeitaria, Danielle Tavares também ficou em 1º lugar e está confiante em seu sucesso não só na Olimpíada, mas também no mercado de trabalho. “Estou muito feliz! Minha área tem oportunidade pra quem se qualifica. A Olimpíada é um diferencial pra colocarmos no currículo, então com certeza trabalho não vai faltar. Vou treinar muito para fazer bonito na nacional”, afirma.

O objetivo da Olimpíada do Conhecimento é descobrir talentos e formar profissionais de excelência. A partir de agosto, os medalhistas participarão de treinamentos e provas para que sejam definidos os estudantes que irão representar o Rio de Janeiro no evento nacional. A competição terá ainda a fase internacional – World Skills, em 2017. O torneio é também um instrumento de avaliação constante das ações educativas do SENAI Rio, cujo objetivo é atender as necessidades de mão de obra qualificada da indústria.
 

OC - Danielle (confeitaria)
Danielle Tavares durante a prova de Confeitaria


Nesta edição, o SENAI Cetiqt é parceiro do SENAI Rio na competição. “A Olimpíada do Conhecimento é um momento para avaliarmos nossos cursos para o mercado de trabalho. Buscamos, constantemente, essa adequação para atender com qualidade as indústrias, que requer inovação, qualidade e tempo de resposta. Quem participa da Olimpíada do Conhecimento se transforma, tem outra postura e vê o mercado de trabalho de outra forma. Tenho certeza que vamos representar muito bem o estado do Rio na etapa nacional, em 2016”, disse Mércia Rodrigues, diretora técnica do Senai Cetiqt.
 

2015.7 OC - premiação estadual
Concentração e expectativa foram os sentimentos durante a premiação


As áreas disputadas na fase estadual foram: Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Automação Industrial, Caldeiraria, Comunicação Visual, Confecção de Roupas, Confeitaria, Construção em Alvenaria, Eletricidade Industrial, Eletricidade Predial, Eletrônica Industrial, Encanador Industrial, Estruturas Metálicas, Instalação Hidráulica e a Gás, Instrumentista Industrial, Mecânica de Automóveis, Mecânica de Manutenção Industrial, Mecânica de Usinagem, Operações em Logística, Panificação, Projetos Mecânicos, Segurança do Trabalho, Soldagem, Tornearia a CNC, Tornearia Mecânica, Web Design, Tecnologia da Moda, Vitrinismo – as duas últimas em parceria com o Senai Cetiqt.


Saiba mais: clique aqui e veja a lista completa de medalhistas na fase estadual da competição

SENAI Rio: 201 alunos disputam maior torneio de educação profissional da América Latina?

Copyright 2011 - Todos os direitos reservados à FIRJAN
AV. GRAÇA ARANHA, 1 - CENTRO - RIO DE JANEIRO
0800 0231 231 (ligações gratuitas de telefone fixo no estado do Rio)
4002 0231 (custo de ligação local)
Teleatendimento: segunda à sexta - das 7h às 21h
                            sábado e domingo -  das 8h às 14h
faleconosco@firjan.org.br
Contador de páginas